Bolo para o Dia da Mãe

IMG_5331_RD

O dia da mãe é sempre especial. Mimamos as nossas mães, somos mimadas pelos nossos filhos.

Na escola fazem aquele presente especial. Em casa um almoço mais cuidado que eles, filhotes, se esforçam na cozinha, tentando que seja um dia diferente.

Um passeio em família e mais mimos para a mãe.

Mimos de família merecem reunião na sala, alegria, sorrisos e sobremesa à altura.

É assim especial que desejo o dia da mãe. Da minha mãe, da mãe da Anna – Babka, de todas as mães que acompanham o blog e que carinhosamente vão apoiando. Por isso vos trago um bolinho que foi decorado especialmente para o dia de todas as mães.

Um workshop de decoração de naked cakes que aguardava ansiosamente, foi aproveitado para vos trazer a receita ideal e tornar o dia da mãe ainda mais especial.

Com as indicações da Sandra, Migalha Doce para chegar ao quase perfeito e um topper feito com muito amor, deixo aqui a receita que fará todas as mamãs felizes.

5339_ok_RD

IMG_5324_c_RD

5305_ok_RD

IMG_5290_RD

 

Para todas as mães, para todas as mulheres que fizeram de filhos que não eram seus, seus filhos e que assim se tornaram mães. Para todas as mulheres que não o sendo, lutam para o ser. Para todos os filhos, para que saibam que uma mãe inunda de amor, uma mãe é um mundo de sabedoria, é um eterno conforto e segurança. A única pessoa em quem podem confia, sempre.

Para todas as mães seguidoras do Dona Biscoito e do Babka, eu e Anna desejamos um Feliz dia da mãe…

 

Receita para o Bolo Dia da Mãe

 

Ingredientes (bolo) 

4 ovos

125g de açúcar

125g de farinha

1 colher de chá de baunilha em pó

1/2 colher de chá de fermento

70gr de chocolate negro em barra
Ingredientes (buttercream)

3 claras a temperatura ambiente

235g de manteiga amolecida

150g de açúcar

1 pitada de sal

1 colher de chá de aroma de menta

Corante verde
Preparação (bolo)

Pré aquecer o forno a 180º . Untar, forrar o fundo com papel vegetal, untar novamente e polvilhar duas formas de 14cm. Eu usei o spray desmoldante

Com uma batedeira bater os ovos com o açúcar a uma velocidade alta até ficar cremoso e fofo.

Juntar o chocolate derretido em banho-maria e a colher de baunilha em pó. 

Numa tigela misturar a farinha com o fermento e acrescentar ao creme. Envolver, dividir pelas formas e levar ao forno até cozer, fazendo o teste do palito.
Preparação (buttercream)

Entretanto preparar o buttercream.

Colocar ao lume uma panela com água. Numa taça deitar as claras com o açúcar e a pitada de sal e levar a banho-maria até derreter o açúcar. Está pronto quando se esfregar entre os dedos um pouco e já não se sentir o açúcar. A água não deverá tocar na taça. Retirar de vez em quando do lume para não aquecer demais, mas sem nunca parar de mexer.

Retirar e bater com a batedeira, primeiro na potência média. Ir aumentando gradualmente até à potência máxima. Bater até as claras formarem picos firmes e estarem brilhantes. Verificar se a taça está fria ao toque e a velocidade média acrescentar aos poucos a manteiga. Bater sem parar por cerca de 10 a 15 minutos até ficar um creme liso e macio.

Adicionar o corante e o aroma de menta. Bater até ficar homogéneo. Cobrir com película aderente e reservar a temperatura ambiente até ao  momento de cobrir o bolo.

Depois do bolo frio cobrir a gosto. Pode ser um naked cake, semi-naked cake ou totalmente coberto.

Decorar com flores e um topper amoroso, tal como a nossa mãe.

 

5302_ok_RD

 

Fotografias: Cláudia Vasconcelos – Dona Biscoito